O que é Branding e qual sua importância no varejo online?

Thiago Piton • 26 de dezembro de 2019

"...Por isso, um trabalho de branding se faz tão importante. Ele unificará a forma como sua empresa se relacionará com esse público, se tornando mais uniforme, homogênea e proporcionando experiências que entregarão o que o cliente procura."


Branding é a forma de gestão das estratégias da sua marca. Está relacionado ao conjunto de experiências e sentimentos que os consumidores vão nutrir com a sua marca ou empresa. Está intimamente conectado aos seus valores, propósito, identidade de marca e posicionamento.
O branding é um processo de gestão que vai englobar toda a cadeia de conexões internas e externas da sua marca. O processo de branding consiste em começar olhando para dentro. 

Faz parte do processo de gestão da marca:

Garantir motivação dos colaboradores;
• Ter um propósito definido e saber comunicá-lo;
• Identidade de marca bem definida;
• Cuidar da imagem e reputação da marca;
• Adaptar posicionamento a mercados e contextos;
• Trazer mais visibilidade.

Branding é um processo de longo prazo.
Um trabalho de branding bem feito faz parte de um processo coerente, que vai unir todas as pontas com as quais a empresa se relaciona (interna e externamente). 

Quando feito com relevância, de forma consistente, verdadeira e por algum tempo, o branding posiciona marcas na cabeça dos consumidores e dificilmente perde este espaço cativo. É a conexão que fazemos com aventura e esportes radicais, quando pensamos na Red Bull ou de inovação e tecnologia, em relação à Apple.

Branding é a melhor forma de garantir que seu negócio crescerá de uma maneira consistente e duradoura. Os frutos não são imediatos, mas formam uma base forte que, se bem gerida, perdura por muito tempo. 

O que é uma marca? Por que fazer branding é importante?

Marca não é somente o seu produto, seu logotipo ou as cores. Está associada ao conjunto de sentimentos e experiências que o seu público teve ao entrar em contato com ela.

Como trata-se de uma experiência individual, você não tem como controlar totalmente a forma como o público perceberá seu produto ou serviço, após interagir com ele. Por isso, um trabalho de branding se faz tão importante. Ele unificará a forma como sua empresa se relacionará com esse público, se tornando mais uniforme, homogênea e proporcionando experiências que entregarão o que o cliente procura. 

“Comece pelo porquê” – Simon Sinek

E tudo isto começa com o propósito. No seu livro, o autor e palestrante Simon Sinek, demonstra como empresas, marcas e até pessoas, se destacam de forma excepcional em meio aos demais, por terem um propósito bem definido e saberem como comunicá-lo às pessoas.
Identificar esse propósito, definir os valores da empresa e comunicar isto através dos mais diversos canais, adequando o tom do discurso para cada especificidade do canal, mas mantendo a originalidade da sua voz, farão você ser uma empresa de destaque, sólida e reconhecida pelo que faz.

Como desenvolver uma gestão de marca?

Uma gestão de marca eficiente é aquela que consegue transmitir uma identidade forte e tornar a marca mais presente no mercado, sendo reconhecida, admirada e, em alguns casos, amada (Apple, Harley Davidson, Starbucks).

Como falamos, este é um processo lento, complexo e que depende de todos na empresa. Branding é um projeto da empresa por completo.
Mas o primeiro passo para se iniciar é através de uma Plataforma de Marca, que é o conjunto de componentes únicos de sua marca, que ajudarão o consumidor a se conectar com ela. Basicamente, sua Plataforma de Marca se apoia em quatro pilares:

Propósito: é a razão da marca existir.
• Promessa de marca: é como você entrega o seu propósito, na forma de valor para o público.
• Atributos da marca: valores inegociáveis da marca.
• Posicionamento: moldar sua imagem para ter um espaço único no mercado e na cabeça do cliente.

Apresente sua identidade de marca.

A partir da Plataforma de Marca criada e desenvolvida, você passa a dar realmente identidade tangível para sua marca. É este ponto que faz empresas serem reconhecidas por uma cor, um slogan, um ícone. É desenvolver todo um contexto exclusivo e interligado em torno da marca.
E como toda identidade, sua marca precisa ter um nome e uma cara. Chegou o momento de batizá-la e desenvolver toda a sua identidade visual. 

Identidade visual é todo o conjunto de elementos que comunicam visualmente quem é a sua empresa. Os elementos básicos de uma composição de identidade visual são três:

• Cores: mais do que só serem atrativas ou combinarem, as cores comunicam psicologicamente com seu público. É importante escolher cores que conversem com a persona.

• Ícones: elementos visuais, que juntamente com o logotipo, darão mais suporte nesta identidade que está sendo criada. São símbolos que são facilmente reconhecidos e identificados por quem conhece a marca.

• Tipografia: assim como as cores, as diretrizes para se definir a tipografia de uma marca são importantíssimas para passar a mensagem coerente com o que a empresa promove e ainda ser facilmente reconhecida. 
Além dos elementos visuais, as palavras e a mensagem terão um poder enorme na construção do seu branding. 

• Slogan: são utilizados como uma forma de apoio ao logotipo e em muitos casos servem como assinaturas de campanhas. Existem slogans que ficam associados por muito tempo e outros que vão mudando e se adequando de acordo com o posicionamento estratégico em determinado momento da empresa.

• Tom e voz: e se estamos falando de comunicar e passar uma mensagem, essa marca precisa ter uma voz. Para isto, é importante conhecer profundamente seu público e a forma como falar com ele. Formal, descontraída, séria. E além da voz, há o tom. O tom é a maneira como a voz vai se adaptar a diferentes públicos e canais. A voz não muda. O tom é que vai adequá-la.


“Só leva dez segundos para a pessoa formar uma opinião sobre uma marca.” – Revista Forbes.


O processo do Branding é diário, dinâmico, de toda a empresa e para todos os stakeholders com quem ela se relaciona. Não só funcionários ou clientes diretos, mas canais de comunicação, fornecedores, mídia, concorrência, parceiros e outros. Enfim, todo mundo que interage com a sua marca, o faz de maneira individual e distinta e é preciso cuidar para que a percepção que ele tenha da sua empresa, esteja de acordo com a que você definiu e comunica.


O resultado da experiência que as pessoas tiverem com sua marca, na esfera que for, é que vai determinar o seu brand equity, o tão sonhado valor de marca. 


Qual a importância do branding para o varejo online?


Tudo bem, conversamos bastante e entendemos perfeitamente o que é branding. Agora como aplico tudo isto dentro do meu e-commerce?

Como falamos, o branding precisa ser coerente com todos os canais de comunicação e venda de uma empresa. A internet alia estes dois pontos e os potencializa, com particularidades – positivas e negativas – que nenhum outro canal faz.


Uma das mais marcantes características do segmento de varejo online é a concorrência disputando o mesmo espaço. As opções são infinitas e estão todas – literalmente – ao alcance de um clique. É muito rápido, fácil e, às vezes, tentador para o cliente desistir da compra no último momento.


O trabalho da boa gestão de branding está em conquistar este público, fazendo com que ele procure pela sua loja antes de ver outras possibilidades. 


Outra particularidade interessante do varejo online está na possibilidade de análise das métricas. ROI, CPC, CAC e outros podem te ajudar a identificar para que lado o seu público está se dirigindo e desta forma estudar a melhor alternativa para ir ao encontro dele, refinando continuamente o seu processo de gestão da marca.


O terreno da internet é extremamente fértil para você cultivar o seu branding e fazer criá-lo raiz na cabeça da persona. As redes sociais são verdadeiras ferramentas de amplificação da sua mensagem, seu propósito, valores e tudo mais que gira ao redor. Através delas, você consegue ter contato direto com seus clientes. 


Redes sociais também são excelentes para se contar o storytelling da empresa, o que você defende, representa e valoriza. São plataformas muito eficazes para disseminar o seu posicionamento como marca. 


Porém, como falamos anteriormente, o que vai determinar um bom branding, será a experiência do cliente. E do mesmo modo que isto pode ser usado a seu favor nas redes sociais, quando a experiência for positiva, proporcionalmente (às vezes até mais) ocorrerá o mesmo se a experiência for negativa. E a forma como um feedback negativo de um cliente ganha velocidade e atinge outras pessoas na internet é assustador.


Em resumo, o seu e-commerce é parte fundamental do seu processo de branding e a sua gestão de marca será primordial para um bom sucesso do seu negócio online. 


Marcas fortes não se constroem da noite para o dia. Mas perdem muito de suas forças nesta velocidade, quando se distanciam, de alguma forma, daquilo que defendem e comunicam. 


Desenvolva um bom trabalho de branding, mantenha-o sempre sendo revisitado e ajustado para ser fiel ao que a marca acredita, e invista fortemente no seu e-commerce. Desta maneira, você colherá excelentes frutos.

Boas vendas.



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