5 motivos para investir em Inbound Marketing na sua empresa

Lorena Severino • 18 de fevereiro de 2021

Teste rápido: você prefere procurar por um problema real e encontrar as soluções ou ser surpreendido por um anúncio de um produto aleatório enquanto atravessa os stories do Instagram? Só com essa pergunta retórica, já conseguiríamos te convencer sobre a importância de uma estratégia de atração. Mesmo assim, preparamos uma seleção especial com mais 5 motivos para investir em Inbound Marketing!


O que é Inbound Marketing?


Inbound Marketing é a expressão em inglês para Marketing de Atração, que consiste numa metodologia cujo diferencial é a criação de afinidade entre produto e cliente antes mesmo de qualquer apresentação formal. A logística do Inbound consiste, grosso modo, em utilizar os mecanismo de busca, blogs e redes sociais sempre a seu favor.


Assim, as estratégias de Inbound Marketing opõem-se em gênero e número às do Outbound Marketing, também conhecido como o "velho marketing", que empurra e interrompe propagandas arbitrariamente por aí.


Para esse primeiro momento, fica claro que, através da criação de um conteúdo que faça sentido para o usuário, a geração de leads tende a aumentar e, junto dela, cresce também a exposição aos serviços da empresa – tudo de uma forma muito sutil e nada invasiva, ao contrário do que o Outbound Maketing proporciona.


Por que investir em Inbound Marketing na sua empresa?

  

Com o processo constante de informatização da informação, investir em Inbound Marketing tornou-se uma tendência do futuro. Por basear-se nos pilares de geração de tráfego, geração de leads, conversão de leads em clientes e análise e mensuração - tudo o que um marketplace visa atualmente -, motivos para investir nessa metodologia não faltam.


Pensando nisso, separamos as 5 principais razões pelas quais a sua empresa precisa começar a pensar em estratégias de Inbound Marketing. Confira!


1. Abuse da comunicação bidirecional 


Esse motivo é o número 1 porque, antes de mais nada, é preciso entender a dor da sua persona para, num segundo momento, oferecer o remédio certo. 


Ao estabelecer um canal de comunicação com o usuário, mesmo que indireto, você acaba transformando-o em um poderoso aliado. Isso pois as interações vão te possibilitar maior entendimento acerca de quem realmente é a sua persona, quais os seus problemas e como ela deseja solucioná-los. O feedback importa, mesmo quando ele signifique a não conversão.


2. Baseie-se em desejos específicos e aborde o lead no momento certo 


Com esta informação em mãos, torna-se então possível construir um conteúdo preciso, focado e direcionado aos anseios do seu público, ou seja, um conteúdo atrativo, que aborde o lead no momento certo e encurte seu ciclo de vendas. Nesse ponto, o Marketing de Conteúdo é a principal ferramenta do Inbound, mas falaremos acerca disso mais pra frente!


3. Meça os seus resultados 


A partir do momento em que sabemos que estamos gerando conteúdo alinhado aos interesses do nosso público, torna-se possível a medição precisa e genuína dos efeitos dessa atração.

 

Observar o engajamento através do número de leads gerados e ranking nos resultados de busca te permite agir prontamente quando o seu serviço passa a não ser mais tão atrativo, dando a possibilidade de lapidá-lo acompanhando a nova realidade do mercado.


É importante lembrar que o objetivo final é sempre a manutenção dos bons resultados e o aprimoramento daqueles mais distantes do ideal. 


4. Ganhe muita autoridade 


Aplicar de modo efetivo o Inbound Marketing invariavelmente te posicionará como referência em sua área de atuação. Isso pois a relação é lógica: a alta capacidade de oferecer ao público a solução certeira para os seus problemas leva à fidelização desse mesmo público. 


Mais cedo ou mais tarde, as pessoas começarão a procurar diretamente o seu serviço, uma vez que reconhecem ali uma autoridade no assunto. Tenha paciência, crie laços duradouros e seja a sua melhor fonte!


5. Aumente a sua receita 


Para qualquer tipo de negócio, o objetivo principal é sempre o mesmo: aumentar a receita. Além de gerar tráfego de modo orgânico, o Marketing de Atração tem um custo-benefício maior do que o do marketing tradicional: estima-se que o custo por lead no primeiro caso é 62% menor! Somando-se a isso, o retorno sobre o investimento (ROI) também é maior.


E você ainda tem dúvidas de que investir numa boa estratégia de Inbound Marketing te trará resultados inéditos?


Qual o papel do Content Marketing no Inbound Marketing?


Como vimos rapidamente ao longo dos motivos para investir em Inbound Marketing, a produção de conteúdos é peça-chave quando a empresa quer se destacar e manter uma posição de autoridade no mercado. Contudo, uma necessidade de diferenciação aparece na medida em que muitas pessoas confundem o Marketing de Atração com o Marketing de Conteúdo.


O que precisa ficar claro é que criar conteúdos é mais uma das estratégias de relacionamento que visam a atração de leads. Assim, se pudéssemos resumir os dois conceitos em palavras singulares, o Inbound Marketing seria definido por “direção”, enquanto que o Content Marketing por “meios”.


Portanto, na medida em que o Inbound atrai clientes orgânicos, o Content tem o papel de instruí-los e educá-los. Somente assim o caminho "consumidor > empresa > consumidor" torna-se viável e orgânico. Simples, né?


Convencido de que precisa investir em novas estratégias? 


É, que o Inbound Marketing tem muitos benefícios, você já sabe. Então que tal comprovar isso pessoalmente e com resultados? A Agência Padme impulsiona as operações online dos seus produtos, garantindo tráfego de qualidade e alta performance na gestão de marketplaces. Confira nossos cases de sucesso e junte-se a nós!


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