Estratégias eficazes para recuperar carrinhos abandonados.
Guilherme Sintoni • 17 de novembro de 2020
Você não está acostumado a andar pelo supermercado e ver centenas de carrinhos, cheios de produtos, abandonados pelos corredores, não é mesmo?
Nem sacolas espalhadas por lojas, de clientes que acabaram não levando os produtos que haviam escolhido.
Porém, no ambiente de um e-commerce, este é um cenário comum. Muito comum.
Os carrinhos abandonados são um verdadeiro pesadelo para quem trabalha com vendas online.
Comportamento do consumidor no e-commerce.
O comportamento deste consumidor online é totalmente diferente de quando ele está na loja na física. Já avançamos bastante em compreender essas características diferentes e como fazer para revertê-las.
Pode ser pela facilidade da compra online, pelas distrações de outras ofertas que se apresentem à distância de um clique, ou mesmo pelo fato de não ter ninguém olhando-o, julgando-o, o consumidor não sente nenhum constrangimento de abandonar o carrinho no momento final da compra.
As variáveis são muitas, mas já começam a ser mapeadas e entendidas por quem trabalha com vendas online. E, desta forma, já existem estratégias que você pode usar para evitar que o cliente simplesmente deixe de seguir com o processo.
Vamos comentar sobre essas estratégias e outras que recuperem esses carrinhos e os convertam em venda:
Crie espaço para comentários de outros clientes.
Segundo uma pesquisa da plataforma VWO, 30% das pessoas confiam mais em marcas e se sentem mais seguras com a compra, quando leem depoimentos de outros clientes.
A confiança, dentro do ambiente virtual, ainda é uma questão muito sensível e quanto mais você conseguir elevar essa sensação da sua marca com o cliente, melhor.
Agilidade nos processos de finalização das compras.
Quanto mais etapas este processo tiver, ou quanto mais campos de formulário precisar preencher, pior será para o cliente. Consequentemente sua taxa de conversão em vendas cairá.
Reveja seu formulário de dados e deixe apenas aqueles que são essenciais. Se possível, evite colocar o formulário todo de uma vez, numa mesma tela. Mesmo que sejam simples, ver uma página inteira, cheia de pedidos de informações, pode desencorajar o usuário. Vá criando etapas curtas, rápidas e indicando para o visitante que ele está caminhando no processo.
Ex.: etapa 2 de 3.
Envie alertas.
Uma mensagem simples, quando o cliente está saindo da sua página, informando que a compra não foi finalizada e ele ficará sem o produto, é um excelente gatilho mental para que ele volte e conclua o pagamento.
Automação de e-mail de marketing.
Através de ferramentas
que já conversamos em outro artigo aqui do blog, você poderá criar ações de automação de e-mail marketing direcionadas para o cliente específico que abandonou o carrinho.
Dentro do processo de qualificação e segmentação dos leads, que estas ferramentas oferecem, você consegue disparar um e-mail focado no estrato segmentado que este cliente faz parte, alertando-o sobre a não finalização da compra e facilitando, através de CTA’s (call to action), que a compra seja finalmente concluída.
Nestes e-mails, você pode criar condições especiais para seus clientes, oferecendo desconto naquela ou em uma compra futura, caso ele finalize o pagamento.
Remarketing.
Esta é uma estratégia altamente eficaz. O Remarketing é uma forma de impactar novamente o cliente com um produto que ele já demonstrou interesse.
Sabe aquela pesquisa despretensiosa que você fez na internet e que depois, “coincidentemente”, anúncios relacionados a ela começaram a aparecer no seu navegador?
Pois isto é um Remarketing eficiente.
WhatsApp.
O Brasil é o segundo país que mais usa o WhatsApp no mundo. E além de ser o local onde aquela sua tia faz questão de mandar bom dia no grupo da família, pode ser usado como uma ferramenta altamente assertiva em uma estratégia de recuperação de carrinho abandonado.
Por se tratar de um app que está sempre na mão e no uso diário das pessoas, a chance de a mensagem ser visualizada é ainda maior do que no e-mail.
Já é possível, através de aplicativos de automação, enviar o link do carrinho abandonado direto pelo app, convertendo ainda mais rapidamente este cliente que havia, por algum motivo, desistido de concluir a compra naquele outro momento.
Conclusão.
Ter um carrinho abandonado em sua loja é algo que ninguém quer, porém é algo extremamente comum de acontecer. Conseguir identificar, segmentar e ter estratégias para alcançar esse público novamente, para que ele finalize a compra, já altera e muito os resultados finais.
E você? já utiliza estratégias de recuperação de carrinho abandonado?