Como transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas
Em casa de ferreiro, o espeto é de pau. Esse ditado popular consegue definir muito bem a posição que o WhatsApp Business ocupa no meio do marketing: apesar da técnica, nem sempre todos conseguem aplicar seus conhecimentos em determinadas ferramentas... Por isso, saber como transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas é, sem dúvidas, o diferencial do momento.
Para que isso aconteça, a empresa deve estar alinhada em todos os seus níveis. Determinar os objetivos e traçar os meios de uma estratégia de marketing são os primeiros passos para a futura conversão de um lead. Mas não se preocupe, a Agência Padme te guia nesse processo. Para começar a planejar o seu sucesso é só continuar a leitura!
A revolução do e-commerce com o WhatsApp Business
Pelo valor de US$ 22 bilhões, o
Facebook
comprou o WhatsApp em 2014. Quatro anos depois, a versão exclusiva para empresas chegava gratuitamente nas lojas de aplicativo. Embora o
objetivo inicial tenha sido ajudar pequenos empreendedores na comunicação direta com seus clientes, o
WhatsApp Business logo atraiu toda a comunidade do mundo dos negócios.
E os motivos dessa compra não demoraram a aparecer: além da mobilidade e portabilidade que os mais de dois bilhões de usuários do app podem usufruir, a tecnologia de Big Data, que pode ser aproveitada através do WhatsApp, é a moeda de troca mais poderosa da atualidade.
Com ela, a análise do grande volume de dados não estruturados pode levar à criação de estratégias de negócio personalizadas e valiosíssimas. Assim, não restam dúvidas de que o canal com o maior tráfego de mensagens do mundo é um prato cheio para a sua empresa, basta ter o know-how.
Estratégias para transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas
Agora que você já ficou por dentro do imenso potencial que o WhatsApp representa para a sua empresa, vem com a gente entender como implementar essas estratégias na prática!
Instale o WhatsApp Business
O primeiro passo para transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas é óbvio: instalar o aplicativo! O WhatsApp Business é encontrado de forma gratuita nas principais lojas de apps. Com uma interface simples, ele será a peça-chave para impulsionar as vendas.
E lembre-se: identidade visual importa, então use uma foto de perfil profissional, com o logotipo de sua marca. Além disso, nada de erros gramaticais, mesmo em um aplicativo tão popularizado como o WhatsApp.
Ofereça conteúdo
Para transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas, é preciso criar um conteúdo específico para a plataforma. Assim, justamente pelas particularidades do WhatsApp, o tipo de conteúdo gerado deve fazer uso daquilo que o aplicativo tem de melhor: a comunicação segura e imediata.
Nesse ponto, aliar estratégias de copy à plataforma é a melhor forma de capturar o seu público. Isso nos leva ao próximo passo: utilize as ferramentas a seu favor!
Utilize as ferramentas da ferramenta
A criação de conteúdos pode ser feita a partir de mensagens programadas, o que possibilita o contato com vários clientes de modo simultâneo. Os blocos de texto tem o limite de 65.536 caracteres, ou seja, espaço suficiente para uma comunicação mais do que confortável.
Já os stories conseguem chamar a atenção de forma rápida e certeira, já que o visualizador sabe que aquele conteúdo diz respeito ao agora. As opções de listas de transmissão e verificação de conta também não estão no app à toa, use-as a seu favor para automatizar os processos e obter autoridade.
Faça campanhas patrocinadas voltadas para o WhatsApp
Com os anúncios de clique para o WhatsApp, o cliente pode se conectar com a sua empresa pelo WhatsApp clicando no botão exibido em seu anúncio. Assim, aproveitar os baixos custos de publicidade que essa estratégia traz consigo pode ser ainda mais enriquecedor.
Automatize o funil de vendas
Com um “robô” capaz de realizar multi-atendimentos e enviar mensagens programadas, o WhatsApp Business permite à empresa maior eficiência e assertividade no contato com o cliente. O acompanhamento das conversões através das interações e respostas te permite direcionar sua energia para as pessoas que importam.
A geração de leads pode ser barata e através de um chat “voluntário”, como vimos acima. É por isso que, para o desdobramento desse ponto, as campanhas voltadas para o WhatsApp são essenciais. Deixar o link de redirecionamento no seu site ou rede social tem o potencial de poupar muito tempo e dinheiro.
Prepare a sua equipe
Toda essa automação, entretanto, não substitui totalmente a necessidade da atuação humana. É necessário preparar a sua equipe para atuar lado a lado com o aplicativo, tanto na produção dos conteúdos quanto na organização dessa automatização, além, é claro, de manter as estratégias.
Agora que o protótipo da máquina de vendas está montado, invista em cursos de WhatsApp Marketing ou busque gestores que facilitem esse processo para você.