7 Dicas para vender online todos os dias

Thiago Piton • 23 de julho de 2020
Você montou o seu e-commerce, colocou ele no ar, mas ainda não consegue vender online todos os dias? 

Calma, não há nada de assustador nisso. Criar e manter uma constância na venda online é um dos grandes desafios de quem empreende neste canal.

Ter uma consistência diária, uma boa base de clientes e consequentemente um fluxo de caixa saudável, são os pontos principais para dizermos que você está sendo bem sucedido com o seu negócio. 
Para te ajudar, separamos alguns passos que você deve seguir para atingir o seu objetivo e se tornar um vendedor online bem sucedido.

1 - Faça um planejamento e estipule metas.

Pode parecer óbvio, mas precisa ser dito. Antes de tudo, você precisa se sentar e pensar no seu planejamento. Estudar a sua loja virtual, seus produtos, público e mercado que irá atuar. E desta forma, estipular metas. 
• Produtos
Quais produtos você vai trabalhar no seu e-commerce? Talvez você já tenha isso definido. Se não tiver, estude bastante o seu produto. É importante que você conheça bem as características dele e que tenha uma conexão com o que está vendendo. Você precisa acreditar e gostar realmente do que irá expor em sua vitrine virtual.
• Público
Quando falamos de venda online, procuramos nos aprofundar um pouco mais no conceito de público, do que o tradicional “público-alvo”. Quando se trata de vendas online, utilizamos o conceito de persona. Tudo que você for produzir e anunciar no seu e-commerce precisa ser pensado nesta persona. É preciso que você a estude profundamente para entender quais são as reais dores (necessidades) que ela tem e como o seu produto ajudará a resolver.
• Mercado
Ter um nicho de mercado bem definido ajudará você a ajustar toda a sua estratégia online, sendo ainda mais assertivo. É ali que você enxergará as oportunidades e decidirá quais as melhores estratégias seguir. Dependendo do produto, ele pode ser de um nicho bem específico de mercado ou conversar e atingir mais de um. É preciso identificar muito bem isso.
• Metas
Seja realista e coerente com as metas. É preciso traçar objetivos que sejam alcançáveis. Uma sugestão interessante é de se criar um objetivo principal, com um prazo um pouco maior para atingi-lo e outros objetivos menores e com prazos mais curtos. Estes objetivos satélites, mais próximos e alcançáveis, te desafiam e motivam a continuar seguindo em busca do foco principal.

2 - Invista na divulgação do seu e-commerce.

A grande vantagem que as redes sociais propiciam para lojas virtuais, é a possibilidade de estarem mais próximas do seu público, conversando, interagindo e convertendo isto em vendas. E o seu negócio, de alguma forma, precisa estar presente nessas redes.
Esta á talvez a característica mais democrática da rede social. Mas isto aumenta ainda mais a concorrência. Sua persona está sempre a um clique, um rolar de feed, de desistir de comprar o seu produto.
Por isso, é de extrema importância que você invista nas suas redes sociais. Investimento em todos os sentidos: de tempo, atenção, produção de conteúdo e financeiro.
Planeje suas publicações, aborde assuntos e temas que tenham a ver com o interesse da sua persona, que sejam relacionados ao nicho de mercado que você atua e mostre – de diversas formas – como sua empresa pode ser a solução para esta necessidade que o mercado e a persona sentem.
Esta forma de se comunicar, mostrando preocupação real com a necessidade que seu público tem, utilizando conteúdos relevantes, além de mostrar apenas seu produto, geram um engajamento e fidelização ainda mais fortes.
Lembra do último tipo de investimento que falamos? Financeiro. Só estar na rede social e produzir conteúdo para o seu público orgânico não é suficiente. Você precisa fazer esse conteúdo atingir um público maior, dentro daquele que você determinou no seu planejamento. 
Instagram e Facebook têm ferramentas próprias para impulsionamento de publicações, definindo público, áreas geográficas, interesses e outros, que precisam ser feitos para você conseguir crescer com suas vendas online. Não há necessidade de investir um caminhão de dinheiro. Mas é importante que você sempre pense em investimento voltado para divulgação.
Faça constantes análises das métricas que estas plataformas fornecem e coloque o foco e o investimento no que está dando mais resultado.

3 - Interaja com seu público. Encante no atendimento.

Por mais que estejamos falando de vendas online, ainda se trata de uma relação entre pessoas. E com essa aproximação entre marcas e consumidores na rede social, esta relação ficou ainda mais intensa. 
É importante que você interaja, responda as dúvidas, resolva as necessidades e seja verdadeiro com seu público. O atendimento é o momento mais sensível de uma venda, seja ela online ou presencial. É o momento do contato direto entre sua empresa e o consumidor. É uma oportunidade única de encantar e ganhar o tão sonhado lugar reservado na mente e coração de cliente.
Busque fazer atendimentos personalizados. As pessoas não querem conversar com máquinas. Elas estão dentro de suas casas, usando dispositivos eletrônicos, fazendo compras online, mas querem ser recebidas e atendidas por outra pessoa. Por alguém que as chame pelo nome, que escute o que elas estão falando e que entregue uma solução para o que precisam.
As redes sociais têm um poder amplificador da voz dos nossos clientes. Para o bem e para o mal. O sentimento que ele nutrir, após a experiência com a sua marca, ecoará fortemente na sua rede de contatos. Mais do que nunca, a velha máxima se faz presente: o cliente tem sempre razão.

4 - Gerando vendas.

Com todo este trabalho e dedicação, as vendas já começarão a acontecer. Mas como criar uma rotina de consistência nessa venda online, para que ela seja diária e crescente?
Além de aprimorar o seu alcance com os anúncios de redes sociais, analisando o comportamento da persona e as métricas enviadas pelas plataformas, uma estratégia extremamente interessante para quem está ingressando no universo do e-commerce é fazer uso de marketplaces.
Marketplaces são verdadeiros shoppings online, onde você poderá usar como vitrine para expor sua marca. Mercado Livre é um grande exemplo. O tráfego de pessoas por esses sites é garantido. 
Além disso, os marketplaces oferecem diversas ferramentas, como logística de entrega e intermediador de pagamento, que facilitam muito o seu trabalho.

5 - Utilize ferramentas facilitadoras em seu e-commerce.

Existem ferramentas e estratégias que você pode ter dentro do seu e-commerce, que vão te ajudar a gerar mais vendas. 
Ferramentas de automação de e-mail marketing são ótimos exemplos. Quantas vezes você mesmo não deixou de finalizar uma compra no último momento? Isso é extremamente comum. Assim como é muito comum também, conseguir recuperar este carrinho abandoado pelo cliente e conduzi-lo novamente até a conclusão da compra. Você pode enviar um e-mail, com uma mensagem que converta e um link para finalizar a compra, e também oferecer algum desconto especial se ela finalizar aquele pedido. 
Como é realizado o pagamento em seu site? Seu cliente precisa sair do site para pagar ou realiza tudo ali dentro, com o chamado checkout transparente? A utilização do checkout transparente ajuda muito na taxa de conversão. 
Outro fator que deve ser levado em conta é em relação aos meios de pagamentos. Nem todo mundo utiliza cartão de crédito. Você precisa pensar em disponibilizar outros meios, como boleto, por exemplo.

6 - Ofereça frete local diferenciado.

Seu objetivo pode ser vender para o Brasil todo, mas deve sempre levar em conta que as dimensões de nosso país e questões de logísticas precárias, tornam o frete caro e ineficaz.
Comece pensando no seu raio de ação mais próximo. Configure um frete diferenciado – se possível até de graça – para a cidade onde seu estoque principal está. Anuncie esta ação em todas as suas mídias, deixando em evidência para quais cidades você oferece este frete com preço especial e com entrega em menor tempo. 
Procure fazer parcerias com empresas de entregas, para agilizar ainda mais o processo nessas regiões.

7 - Tenha um site responsivo

É muito provável que você esteja lendo este nosso conteúdo, em seu smartphone ou tablet. 
Usamos nossos dispositivos móveis para fazermos tudo em nosso dia a dia. Inclusive quando para realizarmos compras online. É importante que seu site esteja preparado para todas essas opções de interação com seu público.
Vender online é um tremendo desafio. Mas como todo grande desafio, a conquista é recompensadora. Aproveite essas dicas, arregace as mangas e trabalhe duro. Você conseguirá atingir os seus objetivos.
Boas vendas.

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