SEO na prática: aprenda a aplicar!

Lorena Severino • 18 de março de 2021

Embora faça parte do "marketês", o SEO está mais presente nas suas navegações online do que você imagina. A sigla, do inglês Search Engine Optimization, significa "otimização para motores de busca", e é basicamente o conjunto de práticas que farão com que um site esteja bem rankeado no Google.


É criador de conteúdo digital e ficou interessado? Então continue aqui com a gente para dominar os métodos mais efetivos de SEO, selecionados por uma curadoria de que tem o know-how. Boa leitura!


Garanta uma boa experiência do usuário

Conhecida como UX, a user experience é o nome dado ao campo de estudos do marketing que se preocupa com a experiência do usuário na hora da utilização dos meios digitais. Da paleta de cores ao posicionamento dos botões, os fatores que influenciam nas sensações dos usuários são mais fortes do que se imagina em um primeiro momento.


Na prática: o site da Dafiti posiciona seu menu principal no alto da página, na horizontal, de forma a se adequar à linha do olhar do usuário. Dessa forma, o site garante que suas principais funções sempre estejam dentro do campo de visão, ao alcance de um simples clique.


Tenha um design responsivo

Segundo a Salesforce, 80% do tráfego de internet em 2019 teve como origem os dispositivos móveis! Hoje, mais do que nunca, o tráfego na web se dá através dos smartphones, em versão mobile e, por conta disso, o Google passou a valorizar muito mais sites que são construídos com diferentes resoluções de monitor em mente.


Na prática: faça questão de optar por um método de construção de aplicação web que seja adaptável para monitores de desktop e laptop, tablets ou telas de smartphone, de modo que o seu produto final, o site, adeque-se automaticamente, a depender da interface que o usuário utilize para consumir seu conteúdo.


Ao acessarmos o modo mobile de um site, por exemplo, o menu horizontal não cabe mais na tela por conta das dimensões dos aparelhos. A solução para uma melhor UX nesses casos são os estilos alternativos de menus que fiquem escondidos a maior parte do tempo, de modo a aparecerem somente quando o usuário quiser. Isso faz com que o pouco espaço de tela para a exposição dos serviços da marca seja melhor aproveitado.


A Agência Padme, por exemplo, utiliza um botão para esconder o menu e melhorar a responsividade do site. Confira:


seo na prática



Produza com originalidade

Sem Ctrl C + Ctrl V! O Google penaliza duramente as páginas que copiam conteúdos de outras. Parcial, integral ou conceitual, não importa, o plágio definitivamente não combina com o SEO. A Lei 9.610 da Constituição Federal regula os direitos autorais e inclusive pune quem plagia - e a maior ferramenta de busca da internet não faria diferente.


Na prática: inspire, não copie! Sem exemplos por aqui, afinal, todo o nosso conteúdo é original ;)


Use palavras-chave de cauda longa

Quando fizer o briefing de conteúdos para o seu blog, uma das estratégias que mais ajudam no rankeamento é utilizar palavras-chave de cauda longa, ou seja, que não sejam genéricas demais.


Na prática: neste artigo da Padme, o título "5 motivos para começar a usar o Leadlovers na sua estratégia online" poderia facilmente ser substituído para "por que usar Leadlovers?". Todavia, a frase não traria o mesmo impacto ao leitor e as pesquisas do segundo exemplo abarcariam um número bem maior de páginas, diminuindo a probabilidade de que a SUA estivesse entre as mais bem rankeadas.


Foco no título

O título é a alma do negócio. No mundo da literatura, sempre dizemos que não é justo julgar um livro pela capa. No universo do SEO, contudo, essa máxima não tem validade. Isso pois o mais importante é prender a atenção do usuário, o que com certeza começa com o título.


Na prática: a palavra-chave deve estar preferencialmente à esquerda, seguindo a prática ocidental de leitura. Além disso, utilize palavras no imperativo e seja direto e conciso. Dessa forma, o assunto fica escancarado e o usuário decide se aquele conteúdo realmente será útil para a sua pesquisa.


Abuse dos backlinks

Para maximizar o valor do seu conteúdo, uma das práticas de SEO mais importantes é vincular outro artigo ou página (externa ou não) a um termo que está sendo explorado no texto. Com isso, as chances de tráfego no seu próprio site aumentam e, ao mesmo tempo, o Google entende que o assunto é relevante e contém originalidade.


Na prática: talvez você já tenha até aberto outro link enquanto lê esse artigo para saber mais sobre determinado trecho! Por conta da keyword, cada artigo produzido deve focar em um tema específico, de forma que o conjunto de artigos que constrói o seu site cubra uma extensa área de conhecimentos - literalmente como uma rede.


Chame para a ação!

O CTA (call to action) é uma formação específica de frase que usa os verbos no imperativo. Geralmente, é utilizada para incentivar de uma vez por todas o leitor a tomar uma ação.


Na prática: "Sorria, você está sendo filmado" é provavelmente o CTA mais conhecido dos brasileiros. Já ao longo dos sites, é comum encontrarmos frases como "entre em contato conosco!" e "assine o plano X".


Até mesmo ao longo desse texto você leu muito CTAs... Então aí vai mais um: aproveite para contatar a equipe da Agência Padme para uma consultoria personalizada que melhore a sua presença online! Agende uma conversa sem compromisso e pulverize os seus produtos com a melhor implementação de UX do mercado!

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