Como se comunicar com a geração dos Millennials?

Lorena Severino • 22 de março de 2021

Segundo Philip Kotler, satisfazer os clientes não é mais o suficiente... É preciso encantá-los! Apenas com esse pensamento, o pai do marketing já nos deixa claras quais medidas devem ser tomadas para qualquer estratégia de vendas funcionar. É preciso manter uma comunicação eficaz, criar estímulos constantes e conquistar autoridade em seu meio. A partir da virada do milênio, contudo, todas essas etapas assumiram uma nova roupagem, o que levou o mercado a pensar em maneiras mais efetivas de se comunicar com a geração dos millennials.


Quem são? O que fazem? Como vivem? O que comem? Para saber tudo o que os empreendedores devem conhecer acerca dessa geração de consumidores, é só continuar lendo!


Quem compõe e quais são as características da geração dos millennials?

A geração dos millennials é composta por pessoas nascidas entre meados de 1985 e final dos anos 90. Nesse período, vivia-se um intenso avanço tecnológico, prova disso é a criação do primeiro notebook - à época, mais conhecido como laptop - no entrelace dos anos que deram fim à anterior geração X. Assim, de modo geral, as principais características desse grupo, também chamado de geração Y, são as seguintes:


  • resiliência, seja nas relações trabalhistas ou pessoais;
  • necessidade de conexão e motivação com o que consomem;
  • valorização do ócio.


Mas calma! Nessa última particularidade, é bem importante te contextualizar. Valorizar o ócio, aqui, é levar em conta que a maior parte dos millennials não quer se tornar um workaholic -  e sim um worklover -, pois é preciso desfrutar dos tempos de lazer e também valorizar a saúde mental individual. Diferentemente do que pensava a geração X, para os millennials menos é mais: trabalhar com qualidade vale mais do que desdobrar-se sem resultados.


Por que classificar gerações?


Classificar as gerações é importante porque os pensamentos de diferentes faixas etárias são moldados conforme seu próprio tempo, o que influencia diretamente no que cada um vê e almeja. Na área do marketing, saber quem é a sua persona é algo básico, mas aprender a lidar com a psicologia das gerações é a chave para o seu destaque!


Como se comunicar com a geração dos millennials?

Para se comunicar com a geração dos millennials, nada melhor do que contratar millennials! Mas é óbvio que isso não é obrigatório - e ás vezes nem possível, dadas as diferentes configurações das empresas. Por isso, o segredo para conseguir conversar com essa geração é, antes de mais nada, apostar na comunicação visual.


Isso pois a conexão com o produto fica muito mais clara quando visualizada diretamente, já que o tempo levado para entender um texto visual está na casa dos milissegundos. Desse modo, algumas maneiras diferenciadas de usar as imagens a seu favor são através do uso de memes, cartoons e até mesmo charges, tão presentes nos jornais impressos, que tiveram o seu suspiro final com os próprios millennials.


Outro meio eficaz para atingir os millennials é fechando parcerias com os influencers que a sua persona provavelmente segue. Pencas de anúncios promovidos, por outro lado, podem acabar atrapalhando a relação de conexão com a sua marca, o que resulta no efeito contrário ao pretendido: a não conversão de leads. É muito melhor conhecer um produto por alguém que inspire e transmita confiança do que através de anúncios genéricos e invasivos.


Ah, outra particularidade dos millenials é o interesse pela personalização de produtos, conteúdos e serviços! Um ótimo exemplo disso são os streamings, que permitem aos usuários o consumo do assunto que desejarem a qualquer hora. A mesma premissa pode ser aplicada aos e-commerces, que, com uma simples pesquisa no Google, podem proporcionar a solução para o problema imediato do usuário - e ás vezes até com frete grátis!


Por fim, é marca registrada dessa geração a necessidade de mostrar para o mundo quem são, e isso novamente passa pelo mundo do marketing. Hoje em dia, é muito provável que uma persona pertença à uma tribo, como por exemplo a comunidade vegana ou LGBTQIA+.


O que não fazer ao se comunicar com a geração dos millennials?

O outro lado de tudo o que acabamos de falar é que, pela geração millennial levar muito a sério tudo o que diz respeito a sua identidade, é preciso tomar cuidado redobrado com os posicionamentos de marca. Dessa forma, o time de social media deve estar super conectado com as questões do momento, mas claro que sempre agindo de acordo com a identidade da marca, pois a linha entre espontaneidade e bom-mocismo pode ser bem tênue.


Não minta sobre o seu produto ou intenção ao se comunicar com a geração dos millennials. Eles são atentos quanto à falsidade. Ainda segundo a pesquisa “Millennial survey 2020", da especialista em audit & assurance Deloitte, a pandemia aflorou a resiliência dessa geração, reforçando suas visões de mundo. Mas isso é assunto para um outro artigo...


Portanto, continue pesquisando sobre comunicação e aplicando estratégias inovadoras, afinal, também segundo Kotler, o marketing é uma corrida sem linha de chegada. Para te ajudar nessa trajetória, a Agência Padme tem muito a oferecer. Por isso, não deixe de acompanhar o blog Padme e garanta sempre o acesso aos conhecimentos que te diferenciam no mercado!

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