Marketplaces: o que são e como farão a diferença em seu negócio?
Você já parou para pensar no real significado de "Mercado Livre"? A expressão que dá nome ao maior site de compras do Brasil define muito bem o que é um marketplace: um ambiente prático para a exposição e venda de produtos diversos.
Os marketplaces são a melhor alternativa tanto para quem vai iniciar o seu negócio de vendas online, quanto para aqueles que têm já tem experiência no ramo e buscam uma alternativa com garantias. Isso pois essas plataformas proporcionam muita visibilidade ás marcas, de modo que os produtos anunciados ficam em lugares muito bem rankeados quando o assunto é SEO.
Assim, não é por acaso que a receita líquida do Mercado Livre ficou em US$ 1,1 bilhão em 2020! Para saber mais sobre as vitrines virtuais que são as grandes apostas para o futuro dos negócios, continue a leitura.
O que é um marketplace?
Um marketplace é um verdadeiro shopping center virtual, um espaço no qual diferentes varejistas podem anunciar seus produtos ao mesmo tempo. Para divulgar um produto nesse tipo de plataforma, o vendedor precisa destinar parte do seu lucro ao marketplace, da mesma forma que os comerciantes fazem ao alugarem os espaços de um shopping. A única diferença é que, no caso virtual, os "aluguéis" são comissões.
Todavia, essa configuração não impede que os próprios marketplaces vendam os seus produtos, por exemplo. É o que acontece com a Netshoes, o maior e-commerce de esportes da América Latina. Além de possibilitar as vendas de outros varejistas, o site possui uma linha exclusiva de produtos. A comissão cobrada pela Netshoes depende da categoria das mercadorias (calçados, roupas, eletrônicos...) e pode chegar a 20% do valor total do anúncio.
Nos casos de outros marketplaces, como o
Mercado Livre e a
B2W, a comissão máxima gira em torno de 16%, sendo que o preço e a categoria dos produtos também influenciam o valor da taxa final. Além disso, caso você não venda nada, não é necessário pagar a comissão, afinal, ela é o tributo sobre a venda.
Ademais, os honorários que um marketplace cobra muitas vezes são menores do que o custo de investir em anúncios e construir um site do zero. Ou seja, as comissões nada mais são do que gastos que você também teria caso não anunciasse nessas plataformas, mas geralmente bem menores. Por isso, que tal conferir os principais benefícios que a venda em marketplaces pode trazer ao seu negócio?
Quais são os benefícios de vender em marketplaces?
O principal benefício de usar um marketplace para impulsionar o seu negócio é a praticidade, e essa característica abarca tantos fatores que seria possível fazer uma lista de outros itens apenas a partir dela... E foi isso o que fizemos!
Alto volume de tráfego
A praticidade de poder aproveitar o tráfego já existente em um site não tem preço (ninguém disse comissão!). Vender em um marketplace é a melhor solução estratégica porque esses espaços centralizam um portfólio muito grande de mercadorias, além da diversidade absurda de público - mesmo que nichado. Por solucionarem mais de uma demanda do cliente por vez, o tráfego é muito grande, o que consequentemente também torna as oportunidades muito grandes.
A melhor estrutura online
O marketplace oferece toda a segurança necessária para quem vai vender online, de dados transitados à gateways de pagamento mantidos por operadoras financeiras. A interface para as transações de pagamento é rápida, segura e organizada, garantindo a segurança dos dados de todos os clientes.
Em consonância, os sistemas antifraude dos marketplaces costumam ser bem mais eficazes, justamente pela autoridade que têm que propiciar. Para além, a praticidade de poder fazer compras variadas em um único lugar ainda conta com benefícios diretamente notáveis, como a possibilidade de criação dos carrinhos de compras.
Cubra-se de autoridade!
Os marketplaces têm peso e nome consolidados no mercado. A Magalu do Magazine Luiza, por exemplo, já virou uma personalidade adorada nas redes sociais, deixando de ser um simples bot assistente.
Além de poder contar com a garantia de que o próprio marketplace controla a reputação, a qualidade e o tempo de entrega dos produtos, quem compra nessas plataformas provavelmente vai continuar comprando. Essa relação de continuidade é importante para qualquer negócio, já que é a partir dela que os clientes fidelizam-se.
Como começar a vender através de um marketplace?
Para começar a vender através de um marketplace é preciso ter plena consciência de qual é o seu nicho. Por exemplo: se você quiser vender artigos de moda, a Dafiti é a melhor opção. Mas, para realmente conquistar altos volumes de venda, nada como uma gestão de marketplaces feita por quem entende...
Por isso, conte com a Agência Padme para elevar a sua escala de operações online ao ápice. Além de uma consultoria especializada conforme os seus objetivos, os profissionais de varejo da Padme ainda acompanham integralmente a evolução do seu negócio. Agende uma conversa e pulverize os seus produtos no varejo online!